O que é a FAEB?

A FAEB é a Federação de Arte Educadores do Brasil fundada em 1987 e que vem lutando por a existência e melhorias no ensino da arte no Brasil. Desde sua fundação, a FAEB congrega profissionais de diferentes instituições, formais e não-formais, e trava lutas em torno das questões políticas e epistemológicas no campo da Arte/Educação.

Quem pode se associar a FAEB?

Profissionais da área do ensino de arte em todas as linguagens – Artes Visuais, Dança, Música e Teatro – , profissionais em exercício na Educação Básica, na Educação Superior e no ensino não formal, estudantes de graduação e de pós-graduação nesse campo, mediadores(as) de Educação em Museus e ligados a Educação Patrimonial, profissionais em instâncias de educação indígena, quilombola em outras instâncias que desenvolvem a docência na área de arte.

Porque se associar à FAEB?

A Federação de Arte/Educadores do Brasil se configura como um coletivo mobilizado em dialogar, discutir, lutar pela presença da arte na educação, assim como pelas políticas voltadas para a formação de arte/educadoras e arte/educadores no Brasil. Trabalha a partir de diretorias que são eleitas em assembleias, mas conta com a participação de todas as pessoas que se associam, por isso, não se delimita à diretoria, mas a todos que compõem a Federação. Tem nos Congressos (ConFAEB) um espaço de encontros, debates, encaminhamentos que possam fundamentar ações no campo de atuação. Os encontros, no ConFAEB se configuram como lugar de diálogos que possibilitam a ampliação de conhecimentos acerca da área, bem como levam a ampliação de saberes acerca da FAEB, ou seja, é no espaço de um congresso que há trinta anos (completos em 2018) se discute a importância da arte no processo educacional, entre outros tópicos de suma importância para a área de conhecimento.

Quais as vantagens de ser associado FAEB?

A associação permite nos compreendermos no coletivo, como um corpo de profissionais no campo do ensino de arte (artes visuais, dança, música, teatro) em espaços de educação formal e não formal. Nesse coletivo, que é feito na diversidade, podemos compreender nossa trajetória, nossas lutas, reivindicações e conquistas.

Diante do contexto que vivemos, com ameaças de retiradas ou substituição entre as linguagens no currículo da Educação Básica, com tantos concursos realizados nas esferas municipal, estadual, federal, sem critérios bem definidos, sem respeito a nossa própria formação, com a persistência da hierarquia dos conhecimentos e a Arte/Educação sempre sendo deixada de lado, e, no âmbito da formação superior, com a retirada dos cursos da nossa área dos programas federais. Essas questões e esses contextos nos mostra que precisamos nos unir em um lugar que nos congregue, precisamos ter uma federação com um número significativo de sócios(as) para podermos continuar brigando, lutando e tentando dar visibilidade às questões da Arte/Educação, respeitando suas linguagens. É uma forma de fortalecer o nosso campo e as nossas lutas.

Outros aspectos: a carteirinha da FAEB permite descontos em Museus, mais notadamente de capitais como Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro.

Também, se você é associado(a) poderá cadastrar sua dissertação ou tese para que os demais sócios tenham acesso e assim, divulgarmos a produção de conhecimento em nossa área. (projeto em desenvolvimento)

Na participação em eventos da FAEB, associados terão descontos conforme definição da organização de cada ano.

Também, estamos negociando o desconto de associados FAEB em eventos do CLEA e do Insea.

Como me associar a FAEB?

A associação na FAEB implica o cadastro em nosso site (faeb.com.br) e o pagamento da anuidade (um valor que varia de acordo com a formação acadêmica e profissional). A partir de 2018 todo (a) o(a) associado(a), mesmo os(as) que já fizeram sua associação há anos, deverá renovar seu cadastro. Apesar do retrabalho, essa é a melhor forma de construirmos um banco de dados eficaz. Devido a reformulação do site da FAEB em fins de 2017, hoje  temos novas opções para seus associados, dentre elas a função de emitir a carteirinha da FAEB no próprio site, evitando atrasos na entrega da mesma. Além disso, está em construção um repositório de pesquisas disponível entre associados(as).

Participei de eventos passados e não recebi certificado, a quem recorrer para conseguir?

A solicitação deve ser feita no email da secretaria da FAEB (secretaria@faeb.com.br) que irá entrar em contato com as coordenações do evento solicitado.

O que é o CONFAEB?

Confaeb é o Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil. Importante evento acadêmico que, desde 1988, reúne profissionais que preocupam-se com as questões do campo da Arte/Educação. Maiores informações, acesse o nosso site no link específico sobre o histórico dos CONFAEBs. Em 2018, será realizada a 30ª edição do evento. Edição que se inscreve em uma trajetória de lutas, de debates, de questionamentos elaborados em coletivo. 

É preciso ser sócio(a) da FAEB para participar do CONFAEB?

Para participar do CONFAEB, é preciso estar associado(a) na FAEB, seja diretamente ou via associação local. Para isso, basta entrar no site da FAEB https://www.faeb.com.br/ e preencher a ficha on line e efetuar o pagamento. Em seguida, é só aguardar o período de inscrição do CONFAEB e as orientações para participação no mesmo.

Quero solicitar a intervenção da FAEB para denunciar irregularidades em relação ao ensino de artes no meu estado ou município, como fazer?

Se a denúncia for relativa a irregularidades nas instâncias institucionais tais como concursos públicos, escreva para a diretoria da FAEB (faeb.diretoria@gmail.com) detalhando a situação.

Sou professor ou professora de arte (dizer a área) e quero solicitar que a FAEB se manifeste em relação à uma situação referente a minha situação profissional (injustiças, constrangimento em relação à atuação profissional, censura pedagógica, etc), como fazer?

Se você é associado(a) FAEB exponha detalhadamente seu caso no email faeb.diretoria@gmail.com  para que a diretoria avalie seu pedido e se manifeste da melhor forma em relação ao problema.

Qual a periodicidade do Confaeb e como o evento é organizado?

O evento acontece anualmente. Geralmente nasce da articulação entre profissionais ligados a IFES, Instituições de Ensino Superior e a diretoria da FAEB, que juntos, elaboram as temáticas, mesas, formas de participação, etc.

Qual o qualis do evento ConFAEB?

A CAPES realiza a classificação de eventos e divulga em sua página na área de artes. Para o Confaeb, de acordo com a última avaliação (2013/2016), a classificação é EV2. Para saber mais, acesse o endereço

http://capes.gov.br/avaliacao/sobre-as-areas-de-avaliacao

Qual a relação da FAEB com as associações e pró-associações estaduais?

Estamos ainda em discussão. Será feita uma convocação de reunião com representantes das Associações para abril/2018.