O CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE EDUCADORES DO BRASIL acontece anualmente e tem sido realizado por meio de parcerias nacionais, latino-americanas e internacionais. O evento reúne estudantes, professores, bacharéis, pesquisadores, mestres da cultura e interessados em ensino e pesquisa em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. Com caráter permanente e itinerante, os Congressos vêm percorrendo diferentes cidades e capitais do território nacional, sendo acolhidos por diversas instituições de ensino superior em parceria com a FAEB, Associações Estaduais, Secretarias de Educação e de Cultura Estaduais e Municipais dentre outras instituições.

Em 2018, o XXVIII Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil é um evento que visa promover a socialização de produções nas diversas áreas artísticas, oriundas de projetos de pesquisa de arte-educadores(as) vinculados ao ensino superior e à educação básica, grupos profissionais, professores das redes de educação profissional, ciência e tecnologia, enriquecendo assim os espaços educacionais e culturais. Pautando-se em questões urgentes no cenário das políticas educacionais brasileiras para o ensino e a pesquisa no campo da Arte/Educação, o evento traz como título “CONFAEB 30 ANOS: Ações Políticas de/para enfrentamentos, resistências e recriações”, ao refletir que como na frase da professora e faebiana Isabela Frade, “em água de peixes grandes é necessário ser cardume”.
O evento propõe o diálogo dos(as) participantes, considerando as especificidades dos campos de formação e está organizado a partir de conferências, mesas-redondas, espaços de socialização de relatos de experiências, produções acadêmicas, artísticas, culturais e estéticas. No contexto atual, a realização do CONFAEB 30 ANOS em Brasília, justifica-se por esta ser a sede das instituições formuladoras das políticas educacionais, artísticas e culturais que impactam o campo do ensino e da pesquisa em Arte/Educação no Brasil.

Programação XXVIII ConFAEB

 

Apoio:

Realização: