REDE VISÍVEL: Arte, Mediação e Formação

Por Faeb,

A REDE VISÍVEL é uma plataforma de partilha e reflexão sobre temas relativos à arte e à sua mediação. Surge no âmbito da rede construída nos Congressos Internacionais Matéria-Prima, e procura ampliar, atualizar e diversificar os canais de pesquisa e investigação no campo alargado da mediação artística e cultural.

É um novo círculo que se propõe organizar encontros de debate, publicações monográficas e eventos que respondam com pertinência a desafios temáticos, assim como fazer atividades de intervenção e disseminação, como exposições, videogramas ou outras ações de fronteira e de criatividade.
Os encontros são de periodicidade anual e podem ocorrer em locais a ser determinados anualmente a partir de proposta aprovada no plenário do encontro anterior. As propostas monográficas são de caráter acadêmico, e publicadas pelo Centro em que ocorrer o encontro anual.
O primeiro encontro institui e promove um regulamento de funcionamento (coordenação, mesa, adesão, mandatos) e a apresentação das propostas para o encontro seguinte, de acordo com o plenário.

O 1º encontro da REDE VISÍVEL ocorreu simultâneo ao 7º Congresso Internacional Matéria-Prima, decorrido na Sociedade Nacional de Belas-Artes, em Lisboa, de 10 a 13 de julho de 2018, sendo promovido pelo Centro de Investigação e Estudos em Belas Artes (CIEBA) da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

O 2º encontro da REDE VISÍVEL será acolhido pela Universidade Estadual de Londrina, Brasil, em 2019, em data a determinar.

• Link da matéria: http://congressomateria.fba.ul.pt/video.htm