Anna Mae Tavares Bastos Barbosa

Possui graduação em Direito – Universidade Federal de Pernambuco (1960), mestrado em Art Education – Southern Connecticut State College (1974) e doutorado em Humanistic Education – Boston University (1978). Atualmente é professora titular aposentada da Universidade de São Paulo e professora da Universidade Anhembi Morumbi. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Arte/Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino da Arte e contextos metodológicos, História do Ensino da Arte e do Desenho, Ensino do Design, Administração de Arte, Interculturalidade, Pedagogia Visual, Estudos de Museus de Arte, Mediação Cultural e Estudos Visuais.

 

 

 

Lucia Monte Serrat Alves Bueno

Possui graduação em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1974), graduação em Licenciatura Em Desenho pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1974) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2001). possui uma formação em Desing Estratégico para Gestores de núcleos de Designs/ SEBRAE-Centro IED de Milão/SP-2004. No período de 2005 à 2008 atuou na coordenação do Pólo/UFMS Arte na Escola do projeto Instituto Arte na Escola Atualmente esta aposentada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Pintura e em Arte Educação.

 

 

Mirian Celeste Ferreira Dias Martins

Professora do Curso de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura e do Curso de Pedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie onde coordena os Grupos de Pesquisa: Arte na Pedagogia e Mediação Cultural: provocações e mediações estéticas. Professora aposentada do Instituto de Artes/UNESP.  Dentre suas publicações destaca-se a co-autoria de “Teoria e Prática do Ensino de Arte” (FTD, 2010) que faz parte do PNBE-Professor do Ministério da Educação. Co-autora de “Por trás da cena”, projeto aprovado e financiado pelo Petrobrás Cultural (2010), “Pensar juntos mediação cultural: [entre]laçando experiências e conceitos” (Terracota, 2015), além de artigos e capítulos em livros. Graduação em Licenciatura em Desenho e Plástica pela Faculdade Santa Marcelina (1970), mestrado em Artes pela Escola de Comunicações e Artes/ USP (1992) e doutorado em Educação pela USP(1999). Atua no ensino de arte, arte, mediação cultural, educação, formação de educadores e metodologias artísticas de pesquisa.

 

 

 

Ivone Mendes Richter

 

Possui graduação em Bacharelado Em Desenho e Plástica pela Universidade Federal de Santa Maria (1976), graduação em Licenciatura em Desenho e Plástica pela Universidade Federal de Santa Maria (1974), mestrado em Master In Art Education pela Concordia University (1981) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Educação Artística. Atuando principalmente nos seguintes temas: Formação do professor, Ensino de arte, Multiculturalismo, Ensino intercultural.