Professores lutam pela Arte Educação no Brasil

Por Faeb,

De volta à Brasília, Confaeb 2018 reúne participantes de todo o país e traz palestra com convidada da Argentina

Brasília recebe a partir dessa terça-feira, 6/11, o 28º Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil – Confaeb 2018, que vai até sexta-feira, 9/11. O evento celebra os 30 anos da Federação e traz como tema central ações políticas de/para enfrentamentos, resistências e recriações. Com caráter inclusivo e democrático, o Confaeb reúne participantes de todo o Brasil, com professores de Artes Visuais, Teatro, Música e Dança da educação básica e ensino superior, assim como pedagogos da educação infantil, estudantes, professores e pesquisadores, artistas e gestores culturais que atuam nos diferentes espaços e linguagens artísticas.
Segundo a presidente da FAEB, Leda Guimarães, o evento marca os 20 anos do último Confaeb realizado na capital federal e coloca em pauta os impasses e a potência do ensino de artes no Brasil. A área tem enfrentado retrocessos com a formulação de políticas excludentes, desconsiderando as conquistas dos últimos 30 anos. O Confaeb é também um fórum de discussões de temas atuais como a presença da arte na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), Escola Sem Partido, bem como os projetos de formação inicial e continuada de professores.
Realizado em conjunto com o VI Congresso Internacional da Federação de Arte Educadores (Coniae), o Confaeb 2018 visa promover a interação de arte-educadores do ensino superior à educação básica, grupos profissionais, professores das redes de educação profissional, educadores de museus e outros espaços.
O evento tem o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação (MEC) e conta com a parceria da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes. A realização é da Federação de Arte/Educadores do Brasil.
Programação – Durante quatro dias, o Confaeb 2018 promove mesas de debates, visitas guiadas, exposição de artes visuais, lançamento de livros e apresentações musicais e teatrais. A abertura será no Teatro Plínio Marcos (Complexo Funarte), local que também concentra a programação dos primeiros três dias. A programação de sexta-feira, 9/11, e o encerramento do evento será na Escola Parque 308 Sul.
Abertura – A conferência de abertura recebe a convidada internacional Laura Catelli (Argentina), com a palestra Lo Colonial, El Arte, El Presente. Preguntas para hacer memoria y arrancarnos el miedo. A professora doutora é uma das mais importantes pesquisadoras em artes e humanidades da América Latina nas discussões sobre colonialismo e pós-colonialismo.
Um pouco antes, uma mesa oficial abre a programação do evento, com as presenças de Kátia Smole, secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Geórgia Latife, da Coordenação de Difusão Cultural do Ministério da Cultura (MinC), professor Fernando Esteban Reynoso, da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, Leda Guimarâes (FAEB), Paulo César de Lima, diretor da Escola Parque 308 Sul, Carlos Maciel, diretor do Sindicato dos Professores do Distrito Federal (SINPRO-DF) e Luzirene do Rego Leite, coordenadora do Confaeb 2018.
A programação do primeiro dia será encerrada com a peça teatral “Alice no CEF 316 e o que ela encontrou por lá”, do Grupo Estudantil de Teatro CEF316, de Santa Maria (DF).

Serviço
Confaeb 2018 – 28º Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil
De 6 a 9 de novembro, em Brasília (DF)
Locais: Teatro Plínio Marcos – Complexo Funarte (Eixo Monumental – Setor de Divulgação Cultural, Lt 2. Plano Piloto)
Escola Parque 308 Sul (Asa Sul, Entrequadra Sul 307/308)

Assessoria de imprensa: Agatha Couto (62) 99222 6965

Release completo do XXVIII Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil.

• Link de acesso ao arquivo: https://www.faeb.com.br/site/wp-content/uploads/2018/11/Release-XXVIII-CONFAEB.pdf

• Link de acesso a programação completa do XXVIII Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil: https://www.faeb.com.br/site/wp-content/uploads/2018/10/Programa%C3%A7%C3%A3o-XXVIII-ConFAEB-2018.pdf